Defesas de TCC do PDR

TCCNo período de 30 de janeiro a 11 de fevereiro deste ano, mais de 1.000 acadêmicos do Programa Darcy Ribeiro defenderão seus Trabalhos de Conclusão de Curso, entre monografias e propostas pedagógicas, serão mais de 500 trabalhos defendidos, em 20 Polos de Ensino do Programa.

As apresentações foram dividas em dois Grupos nos polos do PDR, o primeiro grupo irá defender seus TCCs  entre os dias 30/01/2017 a 04/02/17. O segundo grupo entre os dias 06/02/17 a 11/02/17.

De acordo com o capítulo VI, artigo 88, das Normas Gerais do Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a elaboração de um trabalho científico – observadas as exigências das Normas Técnicas Internacionais – denominado TCC, para efeito de registro no histórico acadêmico, é condição indispensável para a conclusão de curso de graduação.

O TCC é elaborado pelo acadêmico, em forma de dissertação, visando a iniciação e envolvimento do aluno de graduação no campo da pesquisa científica. O trabalho escrito deve ser entregue pelo acadêmico em tempo hábil, sob pena de ser reprovado.

Todos os Trabalhos de Conclusão de Curso deverão ser defendidos. Segundo o artigo 93 das Normas Gerais, a defesa do trabalho consiste na exposição oral do conteúdo pelo estudante.

A avaliação do TCC escrito é feita por uma Banca Examinadora, composta por professores que assistem e avaliam também a apresentação oral e os argumentos usados pelo aluno a as questões colocadas.

O Parágrafo Único do capítulo VI, afirma que a supervisão do curso manterá um banco de dados com informações básicas sobre todos os trabalhos de conclusão de curso já defendidos e aprovados, devendo conter: autor, título e área temática do trabalho; nome e titulação do professor orientador; data em que se realizou a defesa; número de catálogo na biblioteca; e membros da Banca Examinadora.

Compartilhar.