Institucional

Reconhecendo a importância de contribuir com a melhoria da educação básica do Maranhão e visando expandir o ensino superior no Estado, com o intuito de colaborar com seu desenvolvimento social e econômico, a Universidade Estadual do Maranhão implantou o Programa Darcy Ribeiro no ano de 2009.

oprograma2O Programa atualmente funciona em 20 Polos de Ensino Superior da UEMA e visa formar professores para a educação básica, nos cursos de Ciências (Biologia, Física e Matemática), além dos cursos de Letras e História. O currículo dos cursos enfatiza a metodologia de ensino voltada para a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade, que contribuirão na contínua construção de uma sociedade ética e solidária. Todos os cursos são presenciais com integralização de sete períodos.

oprograma1Para a implantação do Darcy Ribeiro foram firmadas parcerias entre a Universidade Estadual do Maranhão e as prefeituras. De acordo com o convênio, a UEMA responde pela coordenação geral do programa, além do planejamento de ações estratégicas, assistência técnico-pedagógica e aquisição dos laboratórios multidisciplinares instalados nos Polos. As prefeituras se responsabilizam pela infraestrutura e mobília onde as aulas são ministradas.

No ano de 2014, a UEMA graduou um total de 2.454 acadêmicos dos cursos de licenciatura em Ciências – Biologia, Física, Matemática, Química – História e Letras de 23 Polos do Programa Darcy Ribeiro.

Homenagem

O Programa Darcy Ribeiro, que recebe este nome em homenagem a um dos intelectuais mais importantes do nosso país e forte defensor da escola pública, visa atender às demandas municipais e anseios dos egressos do nível médio por uma formação de nível superior com oportunidades reais de emprego e renda. Além de alunos da comunidade, o Darcy Ribeiro ainda atende a professores oriundos da Plataforma Freire, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Plano de Desenvolvimento da Educação (MEC), que visa graduar professores da rede pública que não possuem a formação adequada para a exercer a função.